top of page

O que é TDAH em infantil padrão Dráuzio Varella



TDAH é uma sigla cujos iniciais significam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e se referem a um transtorno de comportamento apresentado por crianças, jovens e adultos com características muito específicas.


Quer saber se você ou seu filho se encaixam nesse padrão? Vou te apresentar dez características presentes em crianças com TDAH.


1 - Perda de foco: Quando precisam se concentrar por um longo período de tempo.

Essa característica está associada ao déficit de atenÇão. Em geral, a crianÇa com TDAH tem dificuldade de se concentrar ou mesmo de manter a atenÇão. É claro que vai variar de uma atividade para outra. Atividades ou aprendizados que gerem muito interesse na crianÇa, em geral não terão o mesmo nível de desconcentração que outros que sejam complexos ou desinteressantes para ela.

Seu filho é único, tem interesses e habilidades diferentes dos coleguinhas, por isso ele provavelmente não terá níveis de atenÇão e curiosidade pelas mesmas coisas e, consequentemente, resultados semelhantes a outras crianças. Em algumas coisas seguramente se sairá melhor, em outros, com menor interesse, terá pior desempenho.


2 - Ele pode ser meio avoado e desatento: Já percebeu seu filho meio disperso, como se tivesse desconectado da realidade, meio avoado? Pode ser uma característica de TDAH. Esse comportamento pode estar associado a uma dificuldade de se entrosar, interagir ou mesmo de se conectar com o ambiente no qual está inserido.

A crianÇa com TDAH pode apresentar dificuldade de sociabilização, inclusive apresentando sinais de fechamento ou timidez.


A perda de interesse pelo social o leva a viajar sozinho no seu próprio universo particular. Esse comportamento também tende a existir no ambiente escolar. Por isso, muitas vezes a criança não presta atenÇão no professor, perde conteúdo e não consegue acompanhar a matéria, acabando por ter baixo rendimento.

A crianÇa é bombardeada mentalmente por pensamentos, o que a faz ter que dividir sua atenÇão com muitas temáticas e assim se perde e esse é um dos maiores motivos de notas baixas na escola.


3 - Característica Pensante: A crianÇa com TDAH está sempre pensando em alguma coisa. Na verdade, déficit de atenÇão não significa déficit de pensamentos. Muito pelo contrário, ele está sempre de cabeÇa cheia, digamos, preocupado. Pode parecer que não, mas ele está sempre matutando em torno de um assunto que, direta ou indiretamente, lhe incomoda. Em geral, esses pensamentos estão ligados a como corresponder às exigências familiares dos pais, da escola ou do que o mundo lhe exige.



4 – Incompreendido: A criança com TDAH se vê muitas vezes preocupada com questões que talvez não sejam tão preocupantes para outras crianças. Ela se sente muito julgada, cobrada, exigida e, consequentemente, tende a se cobrar mais que as outras, mesmo que nem sempre consiga corresponder às expectativas alheias. Seus comportamentos em geral são mal interpretados e ela se sente um peixe fora do aquário, incompreendida, julgada e excluída.


Isso faz com que ela torne se ainda mais retraída e receosa de arriscar se mais em novas amizades e companhias. Esse padrão de fechamento e de isolamento pode facilmente desembocar num processo depressivo que também pode estar presente em crianÇas com TDAH e é bem preocupante, clinicamente falando.


5 – Hiperativo e irrequieto: É a crianÇa agitada que não consegue parar direito. Irrequieto, tem dificuldade de permanecer quietinho e pacífico em um lugar. Pode também apresentar mãos e pés irrequietos. Em geral, esse padrão é mais presente em meninos com TDAH.

Existe um excesso de energia que parece não dar trégua, que faz com que a crianÇa precisa estar em constante movimento.

Esse excesso de energia está muito ligado à ansiedade, que, no geral, é um dos maiores sintomas presentes na crianÇa com TDAH.

Você sabe bem o que a ansiedade? É o medo, a inseguranÇa diante do futuro. Isso faz com que o corpo desenvolva um excesso de energia para, de um lado, se proteger e, de outro, encontrar soluÇões racionais e lógicas para vencer seus medos e inseguranÇas.



6 – Impulsivo: É a criança que age muitas vezes sem ter controle sobre suas ações. Quando vê, já falou, já agiu e movido pelo impulso do momento, pelo calor da emoÇão. Tais comportamentos tendem a se tornar mais frequentes quando está acuado, sob pressão ou se sente ameaçado por circunstâncias adversas ao seu redor, esse comportamento tende a ser muito frequente em crianças com TDAH.


7 - Reativo: É a criança extremamente defensiva, reage a tudo, hipersensível a situaÇões que muitas vezes não necessariamente apresentem agressão ou gravidade. Parece estar com os nervos sempre à flor da pele, pronto para reagir a quaisquer conflitos que lhe apresenta em perigo. A crianÇa com TDAH tende a encarar a vida com mais seriedade, como se tudo fosse muito sério e preocupante. Por isso, tem um estopim mais curto e acaba reagindo com mais facilidade diante de situaÇões que nem sempre parecem tão conflitantes.



8 – Destemido: Há vários casos, principalmente em garotos com TDAH, de um excesso de coragem, beirando o destemor. Enfrentam qualquer coisa ou pessoa que lhes se confrontar. Parecem até mesmo sentir se atraídos por conflitos, como se fosse um modo ou uma maneira de garantir a segurança no seu território. Com isso, podem assumir comportamentos conflitantes e tornarem se ameaÇas aos que estão ao seu redor, usando de comportamentos de bullying ou de coaÇão.


9 – Agressividade: Mesmo não sendo um padrão presente em todas as crianças com TDAH, a agressividade é uma marca registrada. Tomados muitas vezes por um forte destemor, tendem a agredir quando confrontados, não compreendidos, negados e excluídos. O TDAH odeia sentir se acuado e ameaçado. Por isso, tende a agir com raiva, impulsividade e agressividade, com vistas à auto proteÇão.

10 – Impaciente: A crianÇa com TDAH tem um padrão de ansiedade muito forte. Com isso, incorre muitas vezes em não compreender o momento ideal de realizar coisas ou talvez de receber coisas. É impaciente e se irrita com facilidade quando as coisas não são do jeito que quer e na hora que quer. Em geral, tal comportamento gera desgaste com seus pais, amigos ou com o ambiente escolar, no qual regras precisam ser obedecidas no tempo certo.



Essas dez características revelam nitidamente o jeito em que a criança com TDAH vê o mundo, ao mesmo tempo em que ela se sente intimidada, sente se também julgada, excluída e ameaçada.

Esse padrão de sensações leva a comportamentos de auto proteção, muitas vezes se fechando ao convívio social, tornando-se mais isolada, com vistas a se proteger, como se se trancasse em um casulo.

Quando ela é tirada desse invólucro de proteção. Ela tende a tornar-se se mais áspera, reativa e agressiva, desenvolvendo um excesso de energia, de autoproteção.

Então, mãe, pai, conseguiu reconhecer algumas dessas características no seu filho?



Eu quero te levar agora a um próximo nível. O que está por trás de todos esses comportamentos da criança com TDAH, que talvez ninguém te explicou até hoje e que está muito ligado à história dos pais e da própria crianÇa. Vem comigo para o meu próximo vídeo que eu vou te explicar.

Nesse próximo nível, você vai entender tantas pecinhas que ainda faltam nesse quebra-cabeça pra poder entender e ajudar profundamente o que tem gerado tantos insucessos na vida do seu filho.


Eu quero te convidar a fazer o meu mini curso. Nele, eu vou detalhar tudo o que eu não pude te mostrar aqui nesse vídeo, para que assim você entenda a fundo quais são as origens mais profundas do TDAH do seu filho, te capacitando para tomar as decisões certas para mudar o rumo da sua casa.

Agora pegue papel e caneta, clique no link abaixo, que eu vou te guiar nesse universo de descobertas incríveis sobre o TDAH, que eu te asseguro, ninguém te explicou até hoje e que vai abrir definitivamente sua mente e seu coração para desbloquear a vida do seu filho.

Inclusive, eu tenho vários cursos, nos quais eu ajudo mães a transformar a vida de seus filhos e família. Mas esse mini curso em específico que eu te convido a se inscrever agora, eu criei exclusivamente pra te ajudar, porque eu tenho visto o sofrimento de tantos pais em lidar com o TDAH de seu filho. E fica tranquila. Esse minicurso será inteiramente gratuito. Se ele fizer sentido pra você, e se você sentir cada vez mais sede por entendimento, eu posso te ajudar a ir além com outros cursos.

Esse é o sinal que você tanto estava buscando, e que agora é possível você concretizá-lo na sua vida, do seu filho e de toda a sua família. Te encontro lá.




13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


2021-12-20-criancas-com-tdah-1280x720.jpg
WORK SHOP TDAH INFANTIL

FABRÍCIO NOGUEIRA

CEO

Fabrício Nogueira é natural de Fortaleza – CE, mas cresceu em Brasília, na qual iniciou a sua formação em ciências contábeis na Universidade de Brasília (UnB). Anos depois, iniciou uma experiência religiosa entre os franciscanos, nos quais obteve formação em filosofia, teologia e espiritualidade, focada nos estudos bíblicos, obtendo o título de Mestre na Itália. Por 15 anos atuou como professor de teologia bíblica e ministrou dezenas de cursos e palestras. Neste mesmo período, foi gestor de grandes comunidades religiosas de tradição católica, adquirindo uma vasta experiência por meio do acompanhamento de pessoas, lidando com as mais diversas realidades do ser humano. Reuniu milhares de pessoas em retiros de espiritualidade e de formação humana. Nos últimos anos, expandiu seus conhecimentos, buscando complementar sua formação em áreas como Neurolinguística, Comunicação, Psicologia Positiva, Psicodrama, Constelações, Hipnose, Coaching em Inteligência Emocional e Espiritual, Análise Comportamental e Business. O somatório dessas formações o levam a ser atualmente um dos maiores especialistas, mentor e treinador na área de Inteligência Espiritual. É o criador do método “Fórmula F3” de Inteligência Espiritual.

bottom of page